09/02/2017 Lançamento

Personal system: iniciativa da Melnick Even permite personalização dos imóveis

imagem da notícia

Quando compraram o apartamento de três dormitórios no edifício Arte Bela Vista, em Porto Alegre, os novos proprietários –  um jovem casal com uma filha pequena – sonhava com uma área social integrada para receber as visitas com conforto e proximidade. Adquirido em 2012, ainda na planta, o casal teve a oportunidade de contar com o Personal System, iniciativa da Melnick Even que possibilita aos futuros moradores promover as modificações idealizadas durante o período de obras. Conforme a arquiteta Karine Hoffmann, coordenadora da personalização da empresa, o sistema oferece benefícios como evitar reformas após a entrega das chaves, reduzir o desperdício de tempo e materiais, não ter a necessidade de serviços terceirizados e, principalmente, preservar as garantias do imóvel.

Para tornar o layout mais funcional, atendendo ao briefing, o casal contratou a arquiteta Aline Fuhrmeister, do escritório DU Arquitecture for Work, para desenvolver o projeto e acompanhar a sua execução em conjunto com a equipe do Personal System.

A ampliação da cozinha e a sua conexão com o ambiente de estar foram algumas das alterações planejadas por Aline para atender à necessidade de seus clientes, que gostam de convidar os amigos para sua casa. “Abrimos um vão entre esses dois espaços, de cerca de 2 metros, e instalamos uma porta de correr. Dessa forma, quando aberta, cozinha e sala ficam conectadas e, quando fechada, a porta forma com a parede um grande painel espelhado, que duplica a parte social”, explica a arquiteta. Além disso, o fogão foi transferido para o meio da cozinha e ganhou uma ilha, permitindo que as comidas sejam preparadas sem isolar o anfitrião de familiares e convidados.

A sacada também foi unificada ao estar, comenta Aline, por meio do nivelamento do chão e da retirada das esquadrias. A sensação de continuidade e de amplitude do lar foi reforçada pela escolha do mesmo porcelanato usado em todos os pisos. “Já no quarto do casal, seguindo a proposta de conforto, instalamos um closet e fizemos uma enorme interferência no banheiro”, relata. Como os proprietários queriam uma banheira dupla, box, televisão e ar-condicionado no ambiente, foi necessário expandi-lo para acomodar todas as alterações. “Os moradores escolheram ainda um acabamento diferente para esse espaço: uma pedra grande em um tom alaranjado, que foi empregada tanto no chão como nas paredes”, detalha Aline.

O estilo clássico dos clientes mesclou-se ao contemporâneo da arquiteta e pode ser observado nos vários detalhes pensados para a residência, como a marcenaria planejada. Os demais quartos da habitação ganharam as funções de escritório e para receber hóspedes. “Durante a obra, o casal descobriu que iria ter uma filha e precisava de um cômodo especial. Para isso, transformamos o espaço destinado às visitas no quarto do bebê”, afirma. Ela acrescenta que, como foram realizadas muitas modificações de paredes, tomadas e da parte hidráulica no apartamento, contar com o apoio do Personal System trouxe muita segurança para a execução do projeto. “Com a personalização, economizamos tempo e dinheiro e fizemos tudo com a cara do casal. Isso sem falar no envolvimento e na preocupação da equipe da Melnick Even com a qualidade e os prazos”, ressalta. A arquiteta Karine complementa que um dos maiores desafios foi compreender o sistema de automação solicitado para o apartamento e compatibilizar todas as informações integradas.

Fonte: Reprodução revista ME Magazine