25/01/2018 Mercado

Food Park 1092: novo espaço de convivência na cidade

imagem da notícia

Movimento de valorização de Porto Alegre

A apropriação da cidade pelas pessoas, com a valorização e a ocupação dos espaços na rua, é uma tendência mundial que vem ganhando força nos últimos anos. Ao retomarem esses ambientes, as populações reencontram um jeito mais livre de viver e uma maneira de enfrentar a insegurança participando de eventos e feiras culturais, utilizando parques e praças ou descobrindo novas opções de lazer outdoor. Em sintonia com esse movimento e com sua filosofia de promover a interação com os porto-alegrenses, a Melnick Even inova ao lançar um food park no terreno em que construirá o empreendimento GO 1092, na Rua Santana, oferecendo mais uma alternativa para os moradores da região e da capital aproveitarem e conhecerem melhor o bairro. 

Realizado em parceria com o Delivery Center, o local conta com um mix diversificado de gastronomia, palco para shows, iluminação e paisagismo especiais e uma área moderna e jovem com capacidade para receber até mil pessoas. “Buscamos inspiração em ações realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, lincando a Central de Vendas do complexo com a comunidade do entorno”, assinala Claudia Lima, gerente de Lançamentos da construtora e incorporadora. A ideia, reforça ela, era fugir dos espaços engessados de vendas e estabelecer um diálogo com quem vive na região. “Uma obra sempre traz algum tipo de incômodo para os vizinhos. Por isso, queríamos disponibilizar para eles e para toda a cidade um ponto agradável para as pessoas se encontrarem e confraternizarem enquanto ouvem uma boa música e experimentam uma comida diferente”, ressalta.

Em fase de transformação e de desenvolvimento, o bairro Santana foi o escolhido pela Melnick Even para o lançamento do seu novo empreendimento e a criação do Food Park 1092. Estrategicamente localizada, com ligação para distintas partes da capital e próxima ao Parque Farroupilha, a área conta com fácil circulação – com as Avenidas Ipiranga e Princesa Isabel cortando a localidade –, dando acesso a serviços variados, ao Instituto de Cardiologia e a uma série de restaurantes e cafeterias. Próximo à rua Santana, estão surgindo negócios com propostas inusitadas, como a Leiteria (combinação de café, padaria e minimercado gourmet) e a Pink Velvet Bakery, especializada em donuts. Características como essas, aliadas ao fato de a região ser plana e convidativa para uma caminhada ou pedalada, fazem do Santana um destino perfeito para jovens, recém-casados e profissionais liberais que buscam mais qualidade de vida. 

Dois mil m² para a convivência em novo ponto de encontro 

Decks de madeira com jardineiras compõem o ambiente contemporâneo e descolado do food park, que terá 2 mil m² de área. Conforme Claudia, a Melnick Even é responsável pela infraestrutura do local, assim como pelos serviços de manutenção, limpeza e segurança. Já o Delivery Center ficou com a administração do lugar, além da organização dos eventos que acontecerão no amplo terreno. “Essa parceria tem um grande impacto na cidade, transformando uma obra em um presente para a comunidade”, avalia Cristiane Mendes, CSO do Delivery Center. Segundo ela, as inovações da ação abrangem desde o caráter mais permanente dos food trucks, tornando o espaço um ponto de encontro, até o aspecto cultural das atividades, que vão agregar as pessoas. “Essa é a primeira iniciativa nesse sentido, mas vemos a possibilidade de expandir para outros bairros”, adianta. 

Com área para receber diferentes food trucks, a estrutura terá alguns deles em operação durante todo o período de funcionamento do parque. As demais vagas serão ocupadas de acordo com a demanda. Além do palco e do equipamento de som e iluminação, o Food Park 1092 tem um ambiente idealizado para as pessoas aproveitarem o almoço, café, happy hour ou janta com conforto e descontração. O espaço para a alimentação possui mesas e cadeiras de madeira e ombrelones que vão garantir a sombra nos dias quentes. Ser uma opção para o verão, quando a capital fica mais vazia, é outro objetivo da ação, possibilitando a quem fica em Porto Alegre curtir a estação de uma forma única. O parque deverá ficar aberto de quatro a cinco meses, sempre de terças a domingos, das 11h às 22h. Os visitantes que forem conhecer o Food Park contam ainda com estacionamento no local e sanitários. 

Complementando a infraestrutura, que foi inaugurada no dia 30 de novembro com um show da banda Walkman, estão instalados no lugar a Central de Vendas do GO 1092 e um contêiner do Delivery Center. Em breve, haverá também o serviço de entregas de comidas dos food trucks. Será o primeiro food park com delivery do Estado. Antes da abertura oficial, ocorreu, no dia 27 de novembro, a Convenção de Vendas do GO 1092, com a presença de cerca de mil corretores. Seguindo a proposta do local e do empreendimento, o evento teve um ar mais descontraído e contemporâneo. “Dessa vez, o encontro foi menos técnico e formal. Ao final da apresentação, os participantes brindaram com chopp e puderam experimentar a comida dos food trucks”, comenta Michel Gasparin, diretor Comercial da Melnick Even. Conforme ele, os corretores se surpreenderam com o GO 1092, com a convenção e com o plantão de vendas. “O novo modelo teve uma aderência muito grande, resultando em um número de negócios em andamento extraordinário”, comemora.

Food Park 1092: Rua Santana, 1.092 – Bairro Santana – Porto Alegre/RS

Horário: de terças-feiras a domingos, das 11h às 22h.

-----

Fonte: Melnick Even Magazine – Interna Projetos Editoriais
Fotos: Jonas Adriano, Jony Partos e Otávio Fortes