06/03/2019 Lançamento

Modernidade e inovação marcam projeto da Torre Comercial

imagem da notícia

Como um farol na orla do Guaíba, a Torre Pontal reunirá em 20 andares hotel, centro de eventos, consultórios e offices, tendo o shopping e o HUB da Saúde em sua base. No trecho comercial da torre, serão 237 unidades distribuídas em 14 pavimentos, que poderão ser transformadas em escritórios de advocacia, espaços corporativos, consultórios e clínicas médicas, por exemplo. O trecho correspondente ao hotel está distribuído em oito pavimentos e contará com 141 unidades hoteleiras. Idealizado pela arquiteta Roseli Melnick, do escritório Roseli Melnick Arquitetura & Interiores, de Porto Alegre, a construção trará para Porto Alegre uma edificação contemporânea, icônica, alinhada com o que há de mais moderno no mundo e com uma linguagem arquitetônica que destaca o lado externo, trazendo-o para o interior do complexo. “Usamos vários elementos que possibilitam uma conversa, uma integração com a cidade, o Guaíba e a paisagem. Além disso, a água e a sinuosidade do lago foram a inspiração para a forma da torre”, observa Roseli. 

“A torre tem uma linguagem arquitetônica diferenciada que valoriza a área externa e que conta com elementos que proporcionam uma conversa com a cidade e com o Guaíba.”  Roseli Melnick, arquiteta


Para isso, foram utilizados itens como pele de vidro de alta performance, esquadrias de alumínio, tons de cinza azulado que remetem ao céu e à água e perfis metálicos com iluminação dinâmica em led. “Como o prédio é muito alto e não tem muitos edifícios e vizinhos por perto, ele parece um mirante. Por isso, achamos que precisava de um projeto luminotécnico especial”, aponta Juliano Melnick.

O trabalho foi realizado pelo Studio IX, de São Paulo. Roseli acrescenta que valorizar a vista para o lago e a natureza de todos os pontos da torre foi um dos muitos desafios do projeto, que contou ainda um com programa de necessidades complexo devido aos diferentes usos da construção. “Tínhamos que encontrar soluções que fossem viáveis e funcionais para os distintos negócios, sem deixar de atender às particularidades de cada um”, diz. 

Para o gerente de Desenvolvimento de Produtos da Melnick Even, arquiteto Tiago Guaragna, a complexidade da obra foi outro obstáculo a ser vencido pela empresa. “Havia vários condicionantes de grande dificuldade, como a proximidade ao lago, que remetia a uma maior atenção com a contenção das águas, e a compatibilização de projetos de diferentes tipologias sobrepostas para responder aos variados usos. Guaragna destaca também alguns diferenciais do empreendimento, como gerador próprio que atenderá a 100% das unidades e os grandes vãos das esquadrias das salas, que permitirão um aproveitamento melhor da vista para o Guaíba. Já o diretor-executivo da construtora e incorporadora complementa que foi uma proposta desafiadora e gratificante. “O Pontal tem potencial para virar um novo cartão-postal da cidade. É um empreendimento que nos enche de orgulho”, comemora Juliano. 

“O Pontal tem uma localização irreplicável, uma das mais exclusivas e diferenciadas de toda a orla de Porto Alegre. Para tirar proveito disso, a implantação da torre permitirá que todas as unidades desfrutem de uma vista espetacular.” Tiago Guaragna, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Melnick Even

 

Fonte: Melnick Even Magazine – Interna Projetos Editoriais
Imagens ilustrativas